Central de Atendimento

(54) 3046-1009

bomconselho@bomconselho.net

Nível IV trabalha a identidade e autonomia


 



Dentro do projeto: Eu, você e o grupo, os alunos do nível IV realizaram uma vivência lúdica da construção de sua identidade e desenvolvimento da autonomia. Em sala de aula escreveram seus nomes em um molde de canoa e o enfeitaram para, junto com os colegas, divertirem-se cantando a música: “A canoa virou”. Em casa, junto com suas famílias, fizeram uma pesquisa sobre seus nomes e em aula socializaram com os colegas e professoras o resultado desta pesquisa.



Outra atividade foi a construção do documento de identidade fictício, escrevendo neste, seus nomes, colando suas fotos e fazendo o carimbo do polegar direito. Em outro momento os alunos ouviram a história: “Cada um mora onde pode”, do autor Ziraldo, e realizaram um registro em folha de ofício. De um lado da folha transmitiram o real, construindo sua casa com palitos de picolé e fazendo o uso de tinta guache para desenhar com quem moram. Do outro lado da folha transmitiram a fantasia do livro, o registro da história e escolheram uma das diferentes casinhas para desenhar. Com isso, foi  trabalhado o imaginário em cada criança.



Para enriquecer ainda mais a semana com criatividade e imaginação, teve também a história de “João e Maria”, onde foi abordado sobre valores, família, a importância de ter uma casa e o alimento. A casa de doces que está na história foi construída pelos estudantes.



Estas atividades tiveram como objetivo o conhecimento sobre a história do nome de cada criança e de sua família; o desenvolvimento da escrita do nome próprio; a ampliação gradativa das suas possibilidades de comunicação e expressão; a compreensão do valor de pertencer a um espaço; a compreensão do valor da família; promoção e estímulo da linguagem oral e escrita e da imaginação, criatividade e da fantasia e também a distinção entre o real e a fantasia.

 


Com este conjunto de atividades, foi desenvolvido no aluno a expressão oral e corporal, a escrita do nome, a identidade e a autonomia. Foi possível compreender os tipos de moradia, que fazem parte de um espaço e que são protagonistas nesse espaço. 

Voltar

ESTA ENTIDADE TEM CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONCEDIDO PELO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PARA PRESTAR ATENDIMENTO A PESSOAS CARENTES.

Localização

Colégio Salvatoriano Bom Conselho Rua Antônio Araújo, 666
Centro - Passo Fundo - RS
CEP 99010-220
Fone/Fax (54)3046-1009 bomconselho@bomconselho.net