Central de Atendimento

(54) 3046-1009

bomconselho@bomconselho.net

9º ano, turma 1 - Exposição das Regiões Polares





Segundo Almeida e Passini (2002), “a maquete serve de base para explorar a projeção do espaço vivido para o espaço representado.” Ela é a forma material de se trabalhar alguns conceitos da temática da geografia, proporcionando a ação do indivíduo sobre o objeto e, consequentemente, interferindo na sua formação e compreensão dos conteúdos e do mundo. Dá então a visibilidade e a conexão entre a ação do homem e o espaço físico.

 


Com a liberdade de construir sua própria maquete que já está exposta nas bancadas, os alunos do 9º ano, turma 1, orientados pela professora Silvana Ughini, estudaram ao longo do 3º trimestre sobre as regiões polares, analisaram a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realizaram um planejamento próprio, de forma prática e concreta analisando o porquê de certas ordens aplicando conceitos, que por vezes são subjetivos.

 


A atividade se desenvolveu através inicialmente da leitura de textos relacionados aos temas trabalhados em sala no início das aulas com  os seguintes objetivos: - Trabalhar a interpretação de textos; ampliar o conhecimento do aluno em relação ao conteúdo estudado; desenvolver no educando o hábito da leitura - Trabalhar os conceitos envolvidos de localização, orientação, lugar, paisagem, sociedade, território, globalização e meio ambiente. - Observar as transformações e organizações dos espaços geográficos. - Compreender a heterogeneidade das populações. - Desenvolver e recordar as características dos quadros naturais. - Conhecer as características econômicas. - Compreender as especificidades pertencentes a este continente.

 

Assim, no início de algumas aulas durante o trimestre, levou-se para os educandos reportagens sobre os assuntos trabalhados em sala (Regiões Polares). Inicialmente a professora fez a leitura comentada para o grupo. Após algumas aulas foi  estimulado a leitura feita pelos alunos, bem como, incentivado que eles trouxessem  algo para o momento da leitura.

 


Este trabalho foi desenvolvido com foco no fator motivação do aluno no processo ensino-aprendizagem, voltado em específico para alunos do 9º ano do  Ensino Fundamental II, pois, a construção da maquete permite trabalhar de forma visível e acessível os pontos de vista, perspectiva e projeção. De maneira simples, é possível que o aluno materialize o espaço em um tamanho reduzido, aplicando então vários conceitos da temática geográfica.

Voltar

ESTA ENTIDADE TEM CERTIFICADO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONCEDIDO PELO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, PARA PRESTAR ATENDIMENTO A PESSOAS CARENTES.

Localização

Colégio Salvatoriano Bom Conselho Rua Antônio Araújo, 666
Centro - Passo Fundo - RS
CEP 99010-220
Fone/Fax (54)3046-1009 bomconselho@bomconselho.net